Foi-se o tempo em que educação era sinônimo de acúmulo de conteúdos. Foi-se o tempo em que o professor era o detentor do conhecimento. Nos tempos atuais, é preciso saber pensar, pensar de forma criativa, com dedicação. Usar os meios tecnológicos disponíveis e até mesmo criar, se for preciso. A Educação mudou. Então, consequentemente, deve-se haver mudança na forma de educar. Em decorrência aos meios tecnológicos, associados à internet, pode-se aproveitar o tempo que antes era destinado a memorizar conteúdos, para desenvolver raciocínios e pô-los em prática.
Quando um indivíduo aprende a liderar, ele desenvolve meios dinâmicos para a realização de seus objetivos. E isso, era muito difícil no método educacional tradicional, onde o educando submetia-se ao que o educador ensinava. A tecnologia em parceria com a internet veio revolucionar a educação tradicional; e como em toda revolução, pode-se haver perdas e ganhos, a sociedade do conhecimento deve-se estruturar para lidar com ambos.
O conhecimento pode ser compartilhado em redes sociais, e em tudo aquilo que ela abrange. A democratização de conhecimentos, já é possível! Uma informação nova pode ser compartilhada num clique, tornando possível que em segundos, algo que só uma pessoa conhecia, passe a ser alvo de domínio público.
A educação não pode ignorar e nem deixar de fazer uso de meios tecnológicos tão importantes. A sociedade do conhecimento precisa conectar-se com esses recursos para melhorar, e construir raciocínios interligados à era digital, democratizando conhecimentos, através de um educador que ajude nessa mediação. Segundo a Filósofa e Educadora Viviane Mosé, essas mudanças são altamente benéficas para a sociedade do conhecimento.
Saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=vqkUWJINT_k
Realmente,devemos nos atualizar e progredir junto a tecnologia, pois o q antes não era possivel hj é, uma aula q antes era chata hj pode ser autamente interessante, só que nem todos pensam assim, tem pessoas q tem a modernização como um tabu,e não aproveita as coisas boas q a internet tras. Hj podemos estudar tão mais facil,mais com isso tbm devemos ter cuidado, pq nem todos os sites são confiaveis!
ResponderExcluirSua opinião é muito importante para nós. Obrigada, por expressá-la.
ResponderExcluirNovos tempos(Modernidade Líquida)... mas a escola mudou muito pouco. Os professores são do Século XX, que trabalham com métodos do século XIX, cujos "alunos" são do século XXI...
ResponderExcluirA maneira coma as cadeiras são organizadas em sala de aula, se remontam ainda à Idade Média! Quantis aos eduncandos, estes mudaram e muito... a criança antes de ingressar na sala de aula já assistiram mais de 5000 mil horas de vídeos. Ela já assistiu Globo Repórter, Discover chanel, Novelas, Globo News, etc. Na alfabetização vem o professor com a didática: "pato tem pata; Ivo viu a uva..." aquele professor também parou no tempo. Gente, temos q nos modernizar nessa Modernidade Líquida!
Muito prudente, seu comentário. Muito obrigada por sua contribuição em nosso blog.
ResponderExcluir