quinta-feira, 19 de outubro de 2017

INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO

     Há diversos conceitos sobre interatividade. Eles variam em função do modelo que se toma como referência. No caso da nossa abordagem, utilizaremos o conceito interatividade como aquele que quase sempre está associado às novas mídias de comunicação.
     Nesse sentido, podemos dizer que o diálogo (intercâmbio) que existe entre os indivíduos (usuários) e a máquina, utilizado de maneira adequada é o principal fator que tem possibilitado a verdadeira interação ao longo dos últimos anos.
     A ideia de interatividade está presente no nosso dia a dia: a televisão, o brinquedo, o rádio, os aparelhos eletrônicos e outros que, na sua essência, são considerados interativos. Então em razão disso, passaremos a focar a ideia de interatividade relativamente à educação.
   A interatividade é o elemento-chave para a construção do conhecimento, pois nenhum conhecimento, mesmo que através da percepção, é cópia do real. O conhecimento não se encontra totalmente determinado pela mente do indivíduo, mas é produto de uma interação. Logo o conhecimento é construído interativamente entre o sujeito e o objeto. PIAGET, 1996
     A partir deste conceito podemos concluir que o conhecimento tecnológico é essencial. Nosso sistema de educação atual prioriza apenas conteúdos dados de forma tradicional, precisamos mudar isso, as novas tecnologias precisam ser usadas pelos alunos, professores; enfim, todos da nossa sociedade, aproveitando os métodos antigos usados há alguns anos.
     Temos que pensar o que as tecnologias podem nos beneficiar no que diz respeito a educação. Podemos juntar conteúdo e tecnologia de forma atrativa, fazendo com que haja um processo de ensino e aprendizagem capaz de valorizar a interatividade com diferentes recursos de textos e audiovisuais, e não deixar que todo o conteúdo estudado antes seja deixado de lado, pelo contrário, estaremos o reaproveitando.
     Sendo assim, podemos facilmente criar um vínculo entre tecnologia interativa e educação. Com o mundo de hoje graças aos avanços tecnológicos, essa utilização tem muito a contribuir com a educação em todas as suas áreas, ultrapassando as barreiras e pondo em prática tudo aquilo que vem da teoria.

Entrevista com a estudante Lara Lima, sobre "Os impactos tecnológicos na Sociedade".

domingo, 15 de outubro de 2017

TEXTO SOBRE EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

   Foi-se o tempo em que educação era sinônimo de acúmulo de conteúdos. Foi-se o tempo em que o professor era o detentor do conhecimento. Nos tempos atuais, é preciso saber pensar, pensar de forma criativa, com dedicação. Usar os meios tecnológicos disponíveis e até mesmo criar, se for preciso. A Educação mudou. Então, consequentemente, deve-se haver mudança na forma de educar. Em decorrência aos meios tecnológicos, associados à internet, pode-se aproveitar o tempo que antes era destinado a memorizar conteúdos, para desenvolver raciocínios e pô-los em prática. 
   Quando um indivíduo aprende a liderar, ele desenvolve meios dinâmicos para a realização de seus objetivos. E isso, era muito difícil no método educacional tradicional, onde o educando submetia-se ao que o educador ensinava. A tecnologia em parceria com a internet veio revolucionar a educação tradicional; e como em toda revolução, pode-se haver perdas e ganhos, a sociedade do conhecimento  deve-se estruturar para lidar com ambos.
   O conhecimento pode ser compartilhado em redes sociais, e em tudo aquilo que ela abrange. A democratização de conhecimentos, já é possível! Uma informação nova pode ser compartilhada num clique, tornando possível que em segundos, algo que só uma pessoa conhecia, passe a ser alvo de domínio público. 
   A educação não pode ignorar e nem deixar de fazer uso de meios tecnológicos tão importantes. A sociedade do conhecimento precisa conectar-se com esses recursos para melhorar, e construir raciocínios interligados à era digital, democratizando conhecimentos, através de um educador que ajude nessa mediação. Segundo a Filósofa e Educadora Viviane Mosé, essas mudanças são altamente benéficas para a sociedade do conhecimento.
   
   Saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=vqkUWJINT_k
   

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

OS IMPACTOS QUE OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS GERARAM - E AINDA GERAM - NA SOCIEDADE

     A humanidade, ao longo de sua existência, sempre se defrontou com situações de mudanças, sejam elas de ordem social, cultural, ambiental, econômica, educacional, esportiva, dentre outras, sendo certo que tais mudanças foram geradas com o aparecimento e o uso de novas tecnologias.
     Como seria o mundo se não tivesse ocorrido a invenção da roda, da pólvora, da escrita, do telefone, da televisão, do computador, da internet etc?
     Na sociedade contemporânea, ficam ainda mais evidentes essas mudanças, tendo como uma de suas causas o rápido desenvolvimento da tecnologia. Nesse particular, cabe o cuidado de observar que todas essas invenções devem ser aplicadas de forma coerente, uma vez que na sua utilização há diversos aspectos positivos e negativos para a humanidade.
     Os benefícios que as novas tecnologias oferecem são inúmeros e se estendem a todos os setores da nossa sociedade. Na área empresarial, por exemplo, as empresas do mundo inteiro investem em inovação com o objetivo de criar respostas para as necessidade presentes no mercado. Em relação à educação, o uso da internet amplia o acesso das pessoas a várias áreas do conhecimento, tornando a aprendizagem mais dinâmica e divertida. As tecnologias de comunicação têm contribuído na troca de informações entre as pessoas, melhorando sensivelmente suas relações nos âmbitos pessoais e profissionais. Além disso, os meios eletrônicos de comunicação interativos nos permite que atividades profissionais possam ser realizadas fora do próprio local de trabalho, propiciando, portanto, o aumento de horas livres para o lazer, atividades físicas, artes e outros; aumentando, consequentemente, a expectativa de vida das pessoas.
     Por outro lado, não se pode ignorar que há alguns aspectos negativos no uso dessas novas tecnologias. Existem casos praticados na internet que afetam a vida das pessoas: o uso de imagem sem autorização, veiculação de informações indevidas, como dados pessoais, profissionais, de ordem financeira, que de alguma forma prejudicam sua confidencialidade. Pode-se considerar, ainda, que a utilização da internet por um exagerado período de tempo leva as pessoas ao sedentarismo, aumentando o risco à obesidade e, como consequência, prejuízo à saúde. O avanço de armas químicas também é uma preocupação constante e deve ser controlada, pois seu uso indiscriminado poderá afetar diretamente o futuro do universo.
     Por fim, cabe agora ao ser humano usar adequadamente todas as inovações tecnológicas de maneira acertada, prudente, eficaz, pacífica etc, tirando proveito de tudo que possa beneficiar o homem, a natureza e o planeta Terra como um todo.

INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO

     Há diversos conceitos sobre interatividade. Eles variam em função do modelo que se toma como referência. No caso da nossa abordagem, u...