A humanidade, ao longo de sua existência, sempre se defrontou com situações de mudanças, sejam elas de ordem social, cultural, ambiental, econômica, educacional, esportiva, dentre outras, sendo certo que tais mudanças foram geradas com o aparecimento e o uso de novas tecnologias.
Como seria o mundo se não tivesse ocorrido a invenção da roda, da pólvora, da escrita, do telefone, da televisão, do computador, da internet etc?
Na sociedade contemporânea, ficam ainda mais evidentes essas mudanças, tendo como uma de suas causas o rápido desenvolvimento da tecnologia. Nesse particular, cabe o cuidado de observar que todas essas invenções devem ser aplicadas de forma coerente, uma vez que na sua utilização há diversos aspectos positivos e negativos para a humanidade.
Os benefícios que as novas tecnologias oferecem são inúmeros e se estendem a todos os setores da nossa sociedade. Na área empresarial, por exemplo, as empresas do mundo inteiro investem em inovação com o objetivo de criar respostas para as necessidade presentes no mercado. Em relação à educação, o uso da internet amplia o acesso das pessoas a várias áreas do conhecimento, tornando a aprendizagem mais dinâmica e divertida. As tecnologias de comunicação têm contribuído na troca de informações entre as pessoas, melhorando sensivelmente suas relações nos âmbitos pessoais e profissionais. Além disso, os meios eletrônicos de comunicação interativos nos permite que atividades profissionais possam ser realizadas fora do próprio local de trabalho, propiciando, portanto, o aumento de horas livres para o lazer, atividades físicas, artes e outros; aumentando, consequentemente, a expectativa de vida das pessoas.
Por outro lado, não se pode ignorar que há alguns aspectos negativos no uso dessas novas tecnologias. Existem casos praticados na internet que afetam a vida das pessoas: o uso de imagem sem autorização, veiculação de informações indevidas, como dados pessoais, profissionais, de ordem financeira, que de alguma forma prejudicam sua confidencialidade. Pode-se considerar, ainda, que a utilização da internet por um exagerado período de tempo leva as pessoas ao sedentarismo, aumentando o risco à obesidade e, como consequência, prejuízo à saúde. O avanço de armas químicas também é uma preocupação constante e deve ser controlada, pois seu uso indiscriminado poderá afetar diretamente o futuro do universo.
Por fim, cabe agora ao ser humano usar adequadamente todas as inovações tecnológicas de maneira acertada, prudente, eficaz, pacífica etc, tirando proveito de tudo que possa beneficiar o homem, a natureza e o planeta Terra como um todo.
Verdade, a internet propiciou à humanidade grandes avanços tecnológicos, mas devemos tomar cuidado ao compartilhar informações de fontes duvidosas! :)
ResponderExcluirMuito obrigada por sua contribuição ao nosso tema. É muito bom saber sua opinião.
ExcluirA internet com certeza é um grande avanço do homem, uma coisa no qual se expandiu rapidamente, na internet temos o mundo nas mãos, porém tbm devemos tomar cuidado quanto a isso, pois como foi citado no texto acima, tem sim mtus pontos positivos mais tbm tem negativos e esse é o problema pq a maioria das pessoas não sabem aproveitar o quão boa é a internet, por isso devemos smp estar de olhos abertos e em relação as crianças atenção redobrada!
ResponderExcluirÉ verdade!Você colocou muito bem. Obrigada por expressar sua opinião nesse blog.
ExcluirVerdade. Super útil, porém, viciante.
ResponderExcluirImportante utilizar com moderação.
E a moderação é que faz a diferença! Obrigada por sua contribuição,ao expressar-se.
ExcluirTema muito bem abordado,otima entrevista!
ResponderExcluirObrigada, por expressar sua opinião.
ExcluirTema muito bem abordado,otima entrevista!
ResponderExcluirFicamos felizes em sabe que gostou da entrevista. Obrigada por assistir.
Excluir